A Higienização e Desinfecção dos Reservatórios de Água devem ser executadas, rotineiramente, uma vez a cada seis meses, ou em período inferior sempre que for detectada qualquer contaminação. Após a limpeza física de cada reservatório deve ser realizada a sua desinfecção e das tubulações. Terminado o procedimento de desinfecção e restabelecido o abastecimento dos reservatórios, deve ser medido o residual de cloro de cada reservatório. Para garantir a potabilidade, importante que seja coletada a água em alguns pontos para Análise Microbiológica (Bactericida), com emissão de Laudo por Laboratório com Acreditação.
Consiste na limpeza de toda área interna do reservatório, promovendo a retirada de “escuma”, resíduo que faz parte da decomposição oriunda das bactérias, como também, retirada de microrganismos que proliferam devido à presença de substâncias fosforadas e nitrogenadas, impregnadas nas paredes do reservatório.
Limpeza das paredes e lajes, com jateamento (alta pressão) de água, ou escovação em nylon caso a estrutura do reservatório a ser tratada não permita o jateamento;
Esgotamento da água utilizada na limpeza, através de bombas submersas para remoção da lama, lodo e detritos resultantes da higienização;
Após o último enxágue, os reservatórios serão enxutos e liberados para abastecimento;
Antes da liberação da água para consumo, é necessário que as torneiras permaneçam abertas por um período de três minutos, para eliminação de possíveis detritos resultantes da higienização
Desinfecção Química dos Reservatórios: após a realização da limpeza física é realizada a desinfecção bactericida com a utilização de hipoclorito de sódio na dosagem recomendada, mantendo assim a pureza e o pH da água em níveis normais para o consumo humano.
Desinfecção Química da Tubulação: terminada a desinfecção, é necessário que as torneiras permaneçam abertas por um período de três a cinco minutos, para desinfecção química da tubulação.
Coleta e Análise Microbiológica da Água (Potabilidade): Finalizada a higienização e desinfecção dos reservatórios, o Cliente poderá solicitar o Laudo de Análise da Água. O Grupo Q-Limpo trabalha em parceria com Laboratórios de Análises devidamente registrados e com ESCOPO DA ACREDITAÇÃO – ABNT NBR ISO/IEC 170.
O Grupo Q-Limpo está em diversos estados Brasileiros. Descubra aqui a unidade mais próxima de você.